O segmento do comércio eletrônico no Brasil cresceu 9,23% em 2017, atingindo 600 mil lojas virtuais, segundo uma pesquisa sobre o setor realizada pela BigData Corp. Com a expansão continuada do e-commerce no país, as gigantes do varejo começaram a introduzir novas tendências, que passam a ser incorporadas por lojistas cujas vendas online estão em expansão. A seguir, apresentamos 4 delas que você precisa conhecer se possui ou pretende “abrir” uma loja virtual.

1. Mobile First

O conceito de Mobile First se refere ao planejamento e desenvolvimento de projetos voltados para a web que priorizem dispositivos móveis antes mesmo de desktops. A ideia é que haja uma adaptação às tendências de comportamento e consumo atuais dos usuários, levando em consideração que os smartphones estão entre os principais meios de acesso à internet utilizados mundialmente.

Portanto, na hora de criar uma loja virtual, é imprescindível que ela esteja hospedada em uma plataforma amigável a dispositivos móveis, como a plataforma da eCShop. Desta forma, o website de seu negócio permite um bom acesso ao usuário tanto por meio de desktop quanto por smartphones e tablets.

2. Mídias sociais

Mais do que realizar uma compra, os usuários buscam uma nova experiência quando adquirem um produto em uma loja virtual. E esta experiência envolve interação, reciprocidade. As mídias sociais, claro, têm justamente a finalidade de aproximar pessoas, que pode ser muito bem aproveitada por lojistas para que construam uma relação com os consumidores.

O uso destes canais pelo comércio eletrônico alcançou 72,43% em 2017, contra 60,71% no ano passado. Democráticas, as mídias sociais permitem que lojas que estão começando ou se encontram em expansão coloquem em prática estratégias de divulgação coerentes com seu tamanho e público-alvo.

3. Aplicativo próprio

Outra tendência que tem crescido no comércio eletrônico, principalmente na área da alimentação, é a criação de ferramentas próprias – voltadas a smartphones e tablets – que facilitam a experiência do cliente ao possibilitarem que, em poucos cliques, eles realizem um pedido e façam o pagamento, a fim de que recebam a sua compra em um curto período de tempo.

4. Ponto de retirada

Fazer uma compra pela internet e retirá-la em um ponto físico. O sistema de “clica e retira” tem se destacado entre segmentos como os de e-commerces de moda, livrarias e supermercados. Esta possibilidade diminui custos para o cliente, que não precisa pagar frete ao comprar pela internet, e oferece uma experiência presencial fora do comum.

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