O órgão executivo da União Europeia aplicou nesta terça-feira (27/06) uma multa recorde de € 2,42 bilhões ao Google, sob acusação de abuso de seu domínio de mercado enquanto ferramenta de buscas, a fim de favorecer ilegalmente seu serviço de comparação de preços, o Google Shopping. O valor equivale a R$ 9 bilhões.

A Comissão Europeia declarou que a gigante da tecnologia tem 90 dias para colocar fim às práticas consideradas irregulares. Por seu lado, o Google informou em nota que avalia recorrer da multa, que foi calculada com base na receita da empresa nos 13 países que integram a área econômica da UE.

A multa bilionária, contudo, não foi a única determinação imposta à companhia. O Google terá também de aplicar aos concorrentes o mesmo posicionamento e forma de exibição que confere a seus serviços. Além disso, precisará explicar à UE de que maneira irá equiparar seus serviços e os da concorrência e atender às diretrizes do bloco europeu.

Se não cumprir a decisão, o Google estará sujeito a pagar até 5% da receita diária da Alphabet, sua empresa-mãe.

Concorrentes prejudicados

A companhia é acusada de favorecer seu próprio sistema de comparação de preços, o Google Shopping, dentro de seu mecanismo de buscas, em detrimento dos serviços oferecidos pelos concorrentes.

A comissária europeia responsável pela investigação, Margrethe Vestager, afirmou que “o que o Google fez é ilegal de acordo com as regras antitruste da UE”. Ela ponderou que a gigante da tecnologia “criou vários produtos e serviços inovadores que fizeram a diferença nas nossas vidas, o que é uma coisa boa”.

“Mas a estratégia de seu mecanismo de comparação de preços não foi simplesmente atrair consumidores com um produto melhor do que o de seus rivais. Em vez disso, o Google abusou de seu domínio no mercado como mecanismo de busca ao promover seu próprio serviço nas buscas e minimizar os de seus competidores”, declarou.

O relatório da Comissão Europeia apontou que os resultados apresentados pelos serviços de comparação de preço não estão de acordo com as regras gerais de busca do Google. Os concorrentes, portanto, são prejudicados pelo algoritimo e recebem menos cliques, o que incide sobre o valor de seus anúncios. Serviços deste tipo se amparam no fluxo de visitas.

Como efeito da prática irregular, a quantidade de pessoas que acessavam o Google Shooping, segundo avaliação da UE, aumentou 45 vezes no Reino Unido, 35 vezes na Alemanha e 19 vezes na França. Por outro lado, o acesso aos serviços concorrentes caiu 85% no Reino Unido, 92% na Alemanha e 80% na França.

Saiba mais sobre o Google Shopping neste outro post da eCShop e entenda como funciona o serviço de comparação de preços do Google.

 

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